Uruburetama

Uruburetama é um município do estado do Ceará, no Brasil. Pertence à mesorregião do Norte Cearense e à microrregião de Uruburetama. A cidade desenvolveu-se às margens do rio Mundaú, no nordeste do país. Conhecida como Terra da Banana e Arraial, sua população, segundo o censo do IBGE de 2010, era de 19 765 pessoas. [5] "Uruburetama" é uma palavra tupi que significa "terra dos urubus", através da junção dos termos uru'bu ("urubu")7 e retama ("terra").
 
História
O município situa-se na antiga sesmaria concedida ao capitão-mor Bento Coelho de Morais, em 19 de novembro de 1720.
Essas terras foram doadas ao padre Estevão Velho Cabral de Melo para patrimônio sacerdotal por Manuel Pereira Pinto, tenente-coronel, que as recebera de herança do capitão-mor Bento Coelho de Morais, seu sogro.
Em 1761, surgiu, pela primeira vez, o topônimo "Sítio Arraial", em um documento em que o padre Estevão revertia as terras aos seus doadores, reservando para si apenas um quarto de légua.
Em 1878, os padres João Francisco Dias Nogueira e José Tomaz de Albuquerque concluíram a atual igreja matriz graças a doações do povo.
Em 1º de agosto de 1890, pelo Decreto 34, o povoado foi elevado a vila com o topônimo de São João do Arraial. Porém, no ano seguinte, por termo judicial, o município foi extinto e anexado aos municípios de São Francisco(atual Itapajé) e Itapipoca.
Em 28 de julho de 1899, através da Lei 526, o município foi restaurado com a denominação de São João de Uruburetama.
A vila foi elevada à categoria de cidade com a denominação de Arraial em 1931, em virtude do Decreto Estadual 262, de 28 de julho de 1931. No entanto, essa denominação foi substituída pela de Uruburetama em 1938. Na época, o município compunha-se dos distritos: Uruburetama (sede), Curu (atual São Luís do Curu), Natavidade (Cemoaba), Riachuelo (atual Umirim) e Tururu, todos independentes atualmente.
Atualmente o município compõe-se dos distritos da Sede, Santa Luzia, Itacolomy, Mundaú e Retiro.

Geografia
Situa-se na região litorânea do estado, com uma distância, em linha reta, de aproximadamente 109,6 km, da capital do estado, Fortaleza, 2347 km da maior cidade do país, São Paulo e 1636 km da capital do país, Brasília. Está localizada na Microrregião de Uruburetama que é pertencente à Mesorregião do Norte Cearense.
Geologia
A cidade de Uruburetama está localizada no Maciço Residual da Serra de Uruburetama. Seus solos principais são: Solos Litólicos e Podzólico Vermelho-Amarelo. As vegetações presentes no município são Caatinga Arbustiva Aberta, Floresta Subcaducifólia Tropical Pluvial e Floresta Subperenifólia Tropical Pluvio-Nebular8

Hidrografia
O município de Uruburetama é cortado por 2 rios o rio Mundaú, e o rio Angelim que pertence à Bacia do Rio Mundaú. A bacia, segundo o Plano Estadual dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará, está inserida na grande unidade hidrológica denominada Bacia do Litoral 9 . O rio nasce na localidade de Cabeceiras do Mundaú, no Sítio Pau Amarelo e deságua no município de Trairi na praia de Mundaú percorrendo 160 km desde sua nascente até o encontro com o mar.Açude Mundaú
Altitude
Atinge 210 metros na sede municipal e 950 metros na Serra de Retiro, o ponto de maior altitude do município de Uruburetama e da [Microrregião de Uruburetama].

Clima
Seu clima predominante é o Tropical Quente Semi-árido, com temperatura média de 15° a 33°. A pluviosidade é de 1.274,5mm 10 . Devido sua altitude e sua proximidade do mar apresenta pluviometria média maior que a média da região onde está localizada. Na região, chama-se o período de fevereiro a junho de "inverno" e o período de julho a janeiro de "verão", segundo o costume tradicional da Região Nordeste do Brasil.
 
Economia
Com um PIB, em 2009, de R$105.932.000, o PIB per capita do município era de R$5.13611 . As principais atividades do município de Uruburetama são a Indústria de Transformação (que empregava, em 2011, 1.294 pessoas)11 ), a Administração Pública (1.068 empregos em 2011)11 ) e o Comércio (278 empregos em 2011).
Tabela 1 - PIB por Setor - 2009
  Uruburetama Ceará
Agropecuária 8,05% 5,10%
Indústria 33,77% 24,51%
Serviços 58,18% 70,38%
 
Literatura
Na literatura a cidade de Uruburetama é citada na obra Iracema de José de Alencar no capítulo 20:
Atravessam os córregos que levam suas águas ao rio das garças, e avistam longe no horizonte uma alta serrania. Expira o dia; nuvem negra voa das bandas do mar: são os urubus que pastam nas praias a carniça que o oceano arroja, e com a noite tornam ao ninho. Os viajantes dormem em Uruburetama. Quando o Sol voltou, chegaram às margens do rio, que nasce da quebrada da serra e desce a planície enroscando-se como uma cobra. Suas voltas contínuas enganam a cada passo o peregrino, que vai seguindo o tortuoso curso; por isso foi chamado Mundaú.

 
Curiosidades
O ano de 2009 já ficou na história uruburetamense e de todo o Ceará como o ano mais chuvoso do milênio. Nesse ano, ocorreram mais de dez deslizamentos de terra nos morros de Uruburetama e mais de dez focos de enchente, além de uma última que arrasou a cidade. Já ao mês de julho desse mesmo ano, a cidade já estava recuperada, mas em alerta, pois ainda não haviam cessado as chuvas.

Estórias
Por se tratar de uma cidade histórica, Uruburetama apresenta nas histórias contadas por antigos diversos mistérios. Um desses mistérios relata uma peste que assolou a cidade provavelmente no fim do século XIX ou começo do século XX, não sabendo-se ainda a data precisa. Conta-se da morte de milhares tendo o antigo cemitério não comportado tantos corpos. Esses corpos tiveram de ser enterrados numa vala comum em algum lugar da Serra do Junqueira, nos arredores da sede municipal, ao sul, não sabendo-se a localização precisa dessa vala. Relata-se que foi dessa época a realocação dos corpos do antigo cemitério, ao redor da Igreja de São João de Uruburetama, para o atual cemitério, após os moradores perceberem a necessidade de um novo cemitério. Recentemente várias aparições estranhas aconteceram no céu de Uruburetama como um clarão azul acima da Serra do Pau Alto até hoje inexplicado. O fenômeno foi visto por pessoas de várias partes da cidade o que aumentou ainda mais o mistério sobre o acontecido. As testemunhas afirmam que nunca haviam visto algo parecido e que não se tratava de avião, helicóptero ou coisa do gênero.